A importância do ato de ler





Imagem sobre A importância do ato de ler,

“A importância do ato de ler” é o título de um belo livro de Paulo Freire. Mas gostaria de falar de outro grande autor, não de livros sobre educação, mas de literatura: Orígenes Lessa. Sem dúvida, ele é um grande nome da literatura nacional. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, escreveu para crianças, jovens e adultos. Um de seus livros mais lidos, O feijão e o Sonho, foi adaptado para a TV e virou novela. Em certa ocasião, estava ele em um evento literário em Niterói rodeado por uma pequena multidão, quando um adolescente se aproximou com um exemplar de um livro seu: Memórias de um cabo de vassoura. Disse o garoto que havia lido aquele livro na escola quando ainda era criança e ficara fascinado com a história, o que o levou a ler outros livros e não parar mais. Pensou então em agradecer ao autor por ter plantado aquela paixão pela leitura.

O septuagenário escritor conteve a emoção naquele momento. Olhou para o jovem e perguntou: “Qual a carreira que deseja seguir?”. “Não sei ainda” – disse o rapaz -. “Bem, qualquer coisa que faça você escrever”, ponderou Lessa.

O adolescente se tornou adulto e jornalista. Manteve, a partir daquele dia, um afetuoso relacionamento de leitor e amigo com o autor, até a morte deste. “Por muitas vezes eu não pude responder se me tornara jornalista por amor à profissão ou ao meu amigo escritor” – disse ele – “mas com certeza aquele livro que eu li na infância foi de inequívoca importância”.





* campos obrigatórios




enviando e-mail
Ocorreu um erro. Tente novamente!
Enviado com sucesso!
e-mail inválido